FACIAL

Rinoplastia

Na rinoplastia a forma do nariz é melhorada através de modificações no esqueleto ósseo cartilaginoso. Pequenas incisões são colocadas dentro da narina e usualmente também na columela (porção central da base nasal), para expor as estruturas nasais e permitir o seu remodelamento.

Diversos problemas estéticos são tratados, como ossos ou pontas largas e sem definição, gibas dorsais, desvios, dorso baixo, base muito grande, ponta caída e/ou pouco projetada. Problemas funcionais também são abordados como desvios septais e hipertrofia de cornetos.

Um nariz precisa respirar bem, por isso que a cirurgia é estética e funcional ao mesmo tempo. A cirugia pode ser aberta (com uma pequena incisão na columela) ou fechada (sem incisões externas), a depender das peculiaridades do caso. As modificações são feitas sempre sob a ótica da rinoplastia preservadora, buscando resultados mais naturais como o mínimo de lesão das estruturas nasais originais.

Esta abordagem permite uma recuperação mais rápida e mais segura. A remodelação ósseas é feita por cirurgia ultrassônica (piezosurgery), que permite cortes ósseos mais precisos, menos edema e menos equimoses no pós operatório.

Cirurgias secundárias e rinoplastia de aumento podem requerer enxertos de cartilagem costal que é retirado por meio de uma pequena incisão de +/- 1,5 cm escondida no sulco mamário. Com seu uso podemos corrigir deformidades complexas e atingir bons resultados em narizes que necessitam de aumento de dorso ou de uma estruturação mais robusta.

Perfiloplastia e Mentoplastia

Na mentoplastia, abordamos a região do queixo em conjunto com o nariz ou isoladamente. Um queixo com projeção inadequada afetam muito a beleza do rosto e cria a impressão de um nariz desproporcional. As modifi cações no queixo podem ser feitas por meio de implantes ou de cirurgias de remodelação óssea.

Para colocação de implantes de silicone no queixo, uma pequena incisão de +/- 1 cm é escondida abaixo da região do mento e o implante é posicionado por meio deste acesso de forma a aumentar a projeção do queixo. O implante não tem prazo de duração, sendo um procedimento de resultado permanente. A recuperação é mínima, exigindo apenas o uso de fi tas adesivas de contenção na região por alguns dias.

Na cirugia de remodelação óssea, a incisão é feita dentro da boca, no sulco gengival inferior, o osso do queixo é exposto e incisado para depois ser reposicionado de uma forma mais adequada. Diversas modificações podem ser realizadas, o queixo pode ser levado para frente ou para trás, alongado ou encurtado e desvios podem ser corrigidos.

Esta cirurgia pode ter impacto positivo em pacientes com apneia do sono, sendo especialmente recomendada nestes casos. Por se tratar de num procedimento de maior porte, a recuperação é um pouco mais longa, havendo edema local por 2 semanas. Fora isso, diferente da cirurgia ortognática, não há maiores restrições.

Otoplastia

O otaplastia é a cirurgia para corrigir a forma da orelha, ajudando a criar um contorno facial mais bonito e mais harmônico. Por meio de incisões escondidas no sulco atrás da orelha, a cartilagem auricular é remodelada e reposicionada para o tratamento de problemas como orelhas proeminente e outras má-fromações.

Apesar  de tratar-se de uma mudança relativamente pequena, o efeito na harmonia facial é  muito marcante. Trata-se de uma cirugia de pequeno porte que pode ser feita em regime ambulatorial com anestesia local ou em bloco cirúrgico com sedação. O desconforto pós operatório é mínimo e a recuperação é imediata, não causando restrições à vida do paciente além da necessidade do uso uma faixa de compressão na cabeça durante os primeiros dias e à noite ao longo das primeiras 2 a 4 semanas.

A cirugia pode ser feita em adultos ou em crianças a partir do momento em que a queixa estética passe a existir, sendo apenas recomendado aguardar o término do período de crescimento facial para determinar o momento ideal para a cirurgia.

Bichectomia

A bola de Bichat é uma estrutura profunda da face localizada na bochecha lateralmente aos dentes molares. Quando hipertrofiada ela pode criar a aparência de uma face quadrada e excessivamente cheia em sua porção inferior, além de acentuar o sulco naso-geniano, uma das marcas da idade. Apesar de ser comum a idéia de que esta cirugia deve ser evitada por ter um efeito negativo na face a longo prazo, isso não verdadeiro.

A redução cuidadosa desta estrutra permitie uma melhora expressiva no contorno facial desde que bem indicada. O efeito do procedimento é uma mudança sutil no contorno da face inferior, tornando-o mais magro e criando um área de sombra no bochecha. O resultado, principalmente quando acompanhado da enxertia e volumização da região malar, é o destaque da maçã do rosto, criando um aspecto mais jovial e delicado.

O procedimento é realizado por meio de uma pequena incisão intra-oral de aproximadamente 1 cm. Trata-se de uma intervenção rápida que pode ser feita ambulatorialmente ou em bloco cirurgico junto à cirurgia de face.

Cirurgia da Face (Ritidoplastia)

Na cirurgia de face o excesso de pele do rosto é removido de forma a tratar a flacidez rejuvenescendo o rosto para isso as incisões são escondidas na margem da orelha e na linha do cabelo., fazendo com que as cicatrizes sejam praticamente imperceptíveis. A musculatura e os tecidos profundos da face também são tratados, de forma a criar um contorno facial mais bonito e jovial.

O uso de técnicas profundas (deep plane) permite uma remodelação mais ampla da face, com a possibilidade de um tratamento mais efetivo e durador das alterações causadas pela idade. A reabsorção de gordura que acontece no rosto com o passar dos anos é abordada por meio da lipoenxertia que repõe a perda de volume revertendo outra marca muito significativa do envelhecimento. A pele pode ser tratada tanto no pré-operatório quanto no intra com a associação de tecnologias como o Morpheus para melhorar a qualidade e a elasticidade cutâneas.

A associação do tratamento da flacidez, a remodelação do contorno facial, a reposição do volume e o tratamento da pele, é capaz de promover uma grande transformação no rosto. As marcas da idade podem ser atenuadas ou revertidas de uma forma bastante ampla e eficaz.

Blefaroplastia

Na blefaroplastia os estigmas da idade das pálpebras superiores e inferiores sua tratados. As bolsas de gordura, quando presentes, são removidas ou remodeladas, o excedente de pele é removido e a forma das pálpebras é corrigida. Quando elites a queda de uma das pálpebras em relação à outra (ptose palpebral) ela também é tratada. O objetivo desta cirugia é criar pálpebras que tenham uma exposição homogênea do tarso (região da maquiagem), sem dobras de pele visíveis e sem bolsas aparentes.

A blefaroplastia superior é feita por uma incisão que fica completamente escondida no sulco palpebral, e sua recuperação costuma ser muito rápida, havendo apenas algum grau de edema e equimose por 3 a 7 dias. Já a blefaroplastia inferior costuma causar mais edema e equimose necessitando de 1 a 2 semanas para a completa recuperação.

Estas cirurgias também são frequentemente associadas a outros tratamentos, como a lipoenxertia, o microagulhamento e o tratamento com o Morpheus, o que permite uma melhora da volumização e da qualidade da pele com resultados ainda mais satisfatórios.

Suspenção de Supercílio

Com a idade ocorre um descenso gradual da porção lateral dos supercílios causando a aparência de excesso de pele na lateral dos olhos. A correção para este problema é a cirurgia de suspensão dos supercílios que pode ser feita com uso da videoendoscopia utilizando pequenas incisões escondidas dentro do couro cabeludo ou através de incisões colocadas diretamente sobre a cauda do supercílio. A escolha do método mais indicado depende de fatores individuais de cada paciente como a altura da linha capailar, a quantidade de cabelos nos supercílios e o grau de ptose presente.

Nos dois casos a posição do supercílio é modificada, criando um arqueamento. Mais bonito e jovial, corrigindo o excesso de pele na lateral das pálpebras e atenuando as rugas da região frontal. Esta cirugia é comumente associada à cirugia das pálpebras (a blefaroplastia), demandando um período de recuperação similar à blefaroplastia isolada.

A associação de tratamentos para melhorar a qualidade da pele da fronte como o Morpheus, o FaceTite, o micoagulhamento e a lipoenxertia, podem maximizar ainda mais o resultado do tratamento, sendo rotineiramente Indic anos juntos à cirugia.

Lifting Labial

A boca é parte central da beleza de um rosto e, com a idade, mudanças expressivas acontecem nesta região. O lábio superior perde volume e fica excessivamente longo e invertido, o que é um sinal óbvio da idade. Apesar da volumização com preenchedores poder melhorar um pouco a aparência local, seu efeito é limitado, uma vez ela não consegue corrigir o comprimento do labial e é limitada na quantidade de eversão que pode produzir.

A cirurgia de lifting labial é capaz de realizar tranformações muito positivas na forma e contorno do lábio, corrigindo estes problemas de maneira efetiva para rejuvener a porção central da face. Por meio de uma cicatriz escondida na base do nariz o excesso de pele do lábio superior é ressecado e o comprimento labial é ajustado, promovendo a eversão da região do vermelhão.

Este procedimento é frequentemente associado a lipoenxertia para reestabelecer o volume labial e a tratamentos da pele da região uma abordagem completa para criar uma aparência mais jovem e natural.

Lipoenxertia Facial

Com a idade ocorre a perda de gordura nos diversos compartimentos da face. Isto é parte integral do processo de envelhecimento e a abordagem deste problema com o uso de preenchedores de ácido hialurônico é amplamente conhecida pela maioria dos pacientes. O que muitos não sabem é que, durante a cirurgia, a gordura do próprio corpo pode ser utilizada como um preenchedor com diversas vantagens.

A gordura é retirada usualmente da face interna da coxa e tratada por um processo de centrifugação resultando em umeficiente preencher rico em células tronco que ajudam na regeneração da pele. Apesar de haver variabilidade na taxa de retenção da gordura, com uma perda de 10 a 30% do volume enxertado, o resultado uma vez obtido é permanente.

A gordura não torna os preencherdes de ácido hialurônico desnecessários, uma vez que para criar o máximo de projeção ou definir contornos, o ácido hialurônico ainda é o ideal. Mas ela é capaz de reduzir de forma expressiva a quantidade de preenchedores necessários após a cirurgia, além de ter efeito regenerativos únicos devido à presença de células tronco.

Rinoplastia
Perfiloplastia e Mentoplastia
Otoplastia
Bichectomia
Cirurgia da Face
Blefaroplastia
Suspenção de Supercílio
Lifting Labial
Lipoenxertia Facial

Rinoplastia

Na rinoplastia a forma do nariz é melhorada através de modificações no esqueleto ósseo cartilaginoso. Pequenas incisões são colocadas dentro da narina e usualmente também na columela (porção central da base nasal), para expor as estruturas nasais e permitir o seu remodelamento.

Diversos problemas estéticos são tratados, como ossos ou pontas largas e sem definição, gibas dorsais, desvios, dorso baixo, base muito grande, ponta caída e/ou pouco projetada. Problemas funcionais também são abordados como desvios septais e hipertrofia de cornetos.

Um nariz precisa respirar bem, por isso que a cirurgia é estética e funcional ao mesmo tempo. A cirugia pode ser aberta (com uma pequena incisão na columela) ou fechada (sem incisões externas), a depender das peculiaridades do caso. As modificações são feitas sempre sob a ótica da rinoplastia preservadora, buscando resultados mais naturais como o mínimo de lesão das estruturas nasais originais.

Esta abordagem permite uma recuperação mais rápida e mais segura. A remodelação ósseas é feita por cirurgia ultrassônica (piezosurgery), que permite cortes ósseos mais precisos, menos edema e menos equimoses no pós operatório.

Cirurgias secundárias e rinoplastia de aumento podem requerer enxertos de cartilagem costal que é retirado por meio de uma pequena incisão de +/- 1,5 cm escondida no sulco mamário. Com seu uso podemos corrigir deformidades complexas e atingir bons resultados em narizes que necessitam de aumento de dorso ou de uma estruturação mais robusta.

Otoplastia

O otaplastia é a cirurgia para corrigir a forma da orelha, ajudando a criar um contorno facial mais bonito e mais harmônico. Por meio de incisões escondidas no sulco atrás da orelha, a cartilagem auricular é remodelada e reposicionada para o tratamento de problemas como orelhas proeminente e outras má-fromações.

Apesar  de tratar-se de uma mudança relativamente pequena, o efeito na harmonia facial é  muito marcante. Trata-se de uma cirugia de pequeno porte que pode ser feita em regime ambulatorial com anestesia local ou em bloco cirúrgico com sedação. O desconforto pós operatório é mínimo e a recuperação é imediata, não causando restrições à vida do paciente além da necessidade do uso uma faixa de compressão na cabeça durante os primeiros dias e à noite ao longo das primeiras 2 a 4 semanas.

A cirugia pode ser feita em adultos ou em crianças a partir do momento em que a queixa estética passe a existir, sendo apenas recomendado aguardar o término do período de crescimento facial para determinar o momento ideal para a cirurgia.

Perfiloplastia e Mentoplastia

Na mentoplastia, abordamos a região do queixo em conjunto com o nariz ou isoladamente. Um queixo com projeção inadequada afetam muito a beleza do rosto e cria a impressão de um nariz desproporcional. As modifi cações no queixo podem ser feitas por meio de implantes ou de cirurgias de remodelação óssea.

Para colocação de implantes de silicone no queixo, uma pequena incisão de +/- 1 cm é escondida abaixo da região do mento e o implante é posicionado por meio deste acesso de forma a aumentar a projeção do queixo. O implante não tem prazo de duração, sendo um procedimento de resultado permanente. A recuperação é mínima, exigindo apenas o uso de fi tas adesivas de contenção na região por alguns dias.

Na cirugia de remodelação óssea, a incisão é feita dentro da boca, no sulco gengival inferior, o osso do queixo é exposto e incisado para depois ser reposicionado de uma forma mais adequada. Diversas modificações podem ser realizadas, o queixo pode ser levado para frente ou para trás, alongado ou encurtado e desvios podem ser corrigidos.

Esta cirurgia pode ter impacto positivo em pacientes com apneia do sono, sendo especialmente recomendada nestes casos. Por se tratar de num procedimento de maior porte, a recuperação é um pouco mais longa, havendo edema local por 2 semanas. Fora isso, diferente da cirurgia ortognática, não há maiores restrições.

Bichectomia

A bola de Bichat é uma estrutura profunda da face localizada na bochecha lateralmente aos dentes molares. Quando hipertrofiada ela pode criar a aparência de uma face quadrada e excessivamente cheia em sua porção inferior, além de acentuar o sulco naso-geniano, uma das marcas da idade. Apesar de ser comum a idéia de que esta cirugia deve ser evitada por ter um efeito negativo na face a longo prazo, isso não verdadeiro.

A redução cuidadosa desta estrutra permitie uma melhora expressiva no contorno facial desde que bem indicada. O efeito do procedimento é uma mudança sutil no contorno da face inferior, tornando-o mais magro e criando um área de sombra no bochecha. O resultado, principalmente quando acompanhado da enxertia e volumização da região malar, é o destaque da maçã do rosto, criando um aspecto mais jovial e delicado.

O procedimento é realizado por meio de uma pequena incisão intra-oral de aproximadamente 1 cm. Trata-se de uma intervenção rápida que pode ser feita ambulatorialmente ou em bloco cirurgico junto à cirurgia de face.

Ritidoplastia

Na cirurgia de face o excesso de pele do rosto é removido de forma a tratar a flacidez rejuvenescendo o rosto para isso as incisões são escondidas na margem da orelha e na linha do cabelo., fazendo com que as cicatrizes sejam praticamente imperceptíveis. A musculatura e os tecidos profundos da face também são tratados, de forma a criar um contorno facial mais bonito e jovial.

O uso de técnicas profundas (deep plane) permite uma remodelação mais ampla da face, com a possibilidade de um tratamento mais efetivo e durador das alterações causadas pela idade. A reabsorção de gordura que acontece no rosto com o passar dos anos é abordada por meio da lipoenxertia que repõe a perda de volume revertendo outra marca muito significativa do envelhecimento. A pele pode ser tratada tanto no pré-operatório quanto no intra com a associação de tecnologias como o Morpheus para melhorar a qualidade e a elasticidade cutâneas.

A associação do tratamento da flacidez, a remodelação do contorno facial, a reposição do volume e o tratamento da pele, é capaz de promover uma grande transformação no rosto. As marcas da idade podem ser atenuadas ou revertidas de uma forma bastante ampla e eficaz.

Blefaroplastia

Na blefaroplastia os estigmas da idade das pálpebras superiores e inferiores sua tratados. As bolsas de gordura, quando presentes, são removidas ou remodeladas, o excedente de pele é removido e a forma das pálpebras é corrigida. Quando elites a queda de uma das pálpebras em relação à outra (ptose palpebral) ela também é tratada. O objetivo desta cirugia é criar pálpebras que tenham uma exposição homogênea do tarso (região da maquiagem), sem dobras de pele visíveis e sem bolsas aparentes.

A blefaroplastia superior é feita por uma incisão que fica completamente escondida no sulco palpebral, e sua recuperação costuma ser muito rápida, havendo apenas algum grau de edema e equimose por 3 a 7 dias. Já a blefaroplastia inferior costuma causar mais edema e equimose necessitando de 1 a 2 semanas para a completa recuperação.

Estas cirurgias também são frequentemente associadas a outros tratamentos, como a lipoenxertia, o microagulhamento e o tratamento com o Morpheus, o que permite uma melhora da volumização e da qualidade da pele com resultados ainda mais satisfatórios.

Suspenção de Supercílio

Com a idade ocorre um descenso gradual da porção lateral dos supercílios causando a aparência de excesso de pele na lateral dos olhos. A correção para este problema é a cirurgia de suspensão dos supercílios que pode ser feita com uso da videoendoscopia utilizando pequenas incisões escondidas dentro do couro cabeludo ou através de incisões colocadas diretamente sobre a cauda do supercílio. A escolha do método mais indicado depende de fatores individuais de cada paciente como a altura da linha capailar, a quantidade de cabelos nos supercílios e o grau de ptose presente.

Nos dois casos a posição do supercílio é modificada, criando um arqueamento. Mais bonito e jovial, corrigindo o excesso de pele na lateral das pálpebras e atenuando as rugas da região frontal. Esta cirugia é comumente associada à cirugia das pálpebras (a blefaroplastia), demandando um período de recuperação similar à blefaroplastia isolada.

A associação de tratamentos para melhorar a qualidade da pele da fronte como o Morpheus, o FaceTite, o micoagulhamento e a lipoenxertia, podem maximizar ainda mais o resultado do tratamento, sendo rotineiramente Indic anos juntos à cirugia.

Lifting Labial

A boca é parte central da beleza de um rosto e, com a idade, mudanças expressivas acontecem nesta região. O lábio superior perde volume e fica excessivamente longo e invertido, o que é um sinal óbvio da idade. Apesar da volumização com preenchedores poder melhorar um pouco a aparência local, seu efeito é limitado, uma vez ela não consegue corrigir o comprimento do labial e é limitada na quantidade de eversão que pode produzir.

A cirurgia de lifting labial é capaz de realizar tranformações muito positivas na forma e contorno do lábio, corrigindo estes problemas de maneira efetiva para rejuvener a porção central da face. Por meio de uma cicatriz escondida na base do nariz o excesso de pele do lábio superior é ressecado e o comprimento labial é ajustado, promovendo a eversão da região do vermelhão.

Este procedimento é frequentemente associado a lipoenxertia para reestabelecer o volume labial e a tratamentos da pele da região uma abordagem completa para criar uma aparência mais jovem e natural.

Lipoenxertia Facial

Com a idade ocorre a perda de gordura nos diversos compartimentos da face. Isto é parte integral do processo de envelhecimento e a abordagem deste problema com o uso de preenchedores de ácido hialurônico é amplamente conhecida pela maioria dos pacientes. O que muitos não sabem é que, durante a cirurgia, a gordura do próprio corpo pode ser utilizada como um preenchedor com diversas vantagens.

A gordura é retirada usualmente da face interna da coxa e tratada por um processo de centrifugação resultando em umeficiente preencher rico em células tronco que ajudam na regeneração da pele. Apesar de haver variabilidade na taxa de retenção da gordura, com uma perda de 10 a 30% do volume enxertado, o resultado uma vez obtido é permanente.

A gordura não torna os preencherdes de ácido hialurônico desnecessários, uma vez que para criar o máximo de projeção ou definir contornos, o ácido hialurônico ainda é o ideal. Mas ela é capaz de reduzir de forma expressiva a quantidade de preenchedores necessários após a cirurgia, além de ter efeito regenerativos únicos devido à presença de células tronco.